1_ZBVD5e8y4Pjh-1KlXcn4zw_edited.jpg

A nossa história e nossas conquistas

Focus Jiu-Jitsu, a nossa história

A Focus Jiu-Jitsu fundada em 2016, pelo professor Manoel Neto, é uma das equipas mais respeitadas em Portugal e na Europa pelos seus resultados em campeonatos e o crescente número de filiais pela Europa. 
O ínicio da nossa equipa deu-se em 2006, quando o Prof. Manoel Neto inaugurou o "Fight Planet", em Matosinhos, a sua primeira academia. Esta foi a base da nossa equipa, que na altura, era uma filial da Nova União, uma das maiores equipas do mundo. 
Em 2008, veio a primeira grande vitória individual de um atleta da nossa equipa, com a medalha de ouro do nosso atleta Emilio Sales, mais conhecido como "Tanque", no Europeu de Jiu-Jitsu. 
Em 2010, o Prof. Manoel Neto começou a idealizar um projeto de expansão, que veio à vida em Agosto de 2011, com a inauguração da Academia Workout. Neste mesmo ano, a nossa escola desvinculou-se da equipa Nova União e alterou o seu nome de "Team Manoel Neto".
Em 2011, foi um excelente ano competitivo para a nossa equipa também, começando com o Europeu com três campeões vindos da nossa escola.
Com os anos a equipa foi crescendo, ganhando alunos e tendo melhores resultados competitivos de ano para ano.
Este sucesso deve-se bastante ao nosso método de ensino e ideais no que toca a ter uma equipa unida e pondo o bom ambiente e o bem-estar de cada aluno em primeiro lugar.
Em 2014, a nossa equipa levou, pela primeira vez, atletas ao Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF, com o nosso Prof. Manoel, a oferecer duas das passagens para os seus alunos.
Neste ano tivemos o primeiro Campeão Mundial da Focus Jiu-Jitsu, Guilherme Jardim.
Como consequência deste feito, a equipa continuou o seu crescimento e uniu-se mais do que nunca para conseguir elevar cada vez mais o seu nível. 
Este trabalho contínuo durante vários anos, mostrou-se em 2015, quando a equipa se sagrou Campeã Nacional no Campeonato Português de Jiu-Jitsu pela primeira vez. Neste ano, tivemos também o nosso segundo Campeão Mundial, Pedro Ramalho, mais conhecido como "Paquito".
Em 2016, foi o ano que marcou o inicio da Focus Jiu-Jitsu, como a conhecemos. O nome deriva da qualidade que o Prof. Manoel considerou mais importante na sua caminhada, o seu foco. Este ano ficou marcado também pela abertura das primeiras filiais da Focus Jiu-Jitsu. No que diz respeito à competição, o nosso atleta Guilherme Jardim, sagrou-se Bi-Campeão Mundial com uma caminhada impressionante de 5 finalizações em 7 lutas, e Pedro Ramalho a conseguir a medalha de prata.
Desde então, a Focus Jiu-Jitsu nunca parou o seu crescimento, contando hoje com mais de 20 filiais espalhadas por Portugal, Holanda, Espanha e Angola. 
Apesar de ser apenas um dos vários pilares da nossa escola, em termos competitivos, a Focus Jiu-Jitsu foi crescendo, conseguindo o Campeonato Nacional por equipas dois anos consecutivos (2018 e 2019), demonstrando ser o principal foco de atletas competidores em Portugal.
Toda esta história, foi fruto de muito esforço e sacrifício da nossa parte, mas sem os nossos alunos que nos acompanharam ao longo dos anos, nada disto seria possível.
Obrigado a todos que estão connosco todos os dias e fazem parte da nossa história!